terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

8 de março - dia internacional da mulher

Já que temos um dia especial dedicado a nós mulheres, vamos aproveitar!
Mas, para trabalhar esta data, é importante que conheçamos o seu significado e sua importância. Abaixo um texto informativo:

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
 
 
 
Algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas:
 
Que tal homenagear as mulheres através de cartazes com imagens, desenhos, textos...
 
*mulheres importantes da sua família;
*mulheres importantes do Brasil e do mundo;
*mulheres famosas;
*diferentes mulheres (pesquisar figuras de mulheres brancas, negras, ruivas... )
*mulheres especiais da escola (nesse caso pode-se criar lembrancinhas e cartinhas para oferecer a elas);
*mulheres que atuam em diferentes profissões;
 
 
 
Além dos cartazes, poderão:
* criar acrósticos com a palavra mulher;
*criar um poema, explorando rimas;
*criar paródias;
*criar frases homenageando as mulheres...
 
 
Espero que a partir de atividades relacionadas a esta data comemorativa, possamos despertar em nossas crianças a valorização, o respeito e o reconhecimento da importância da mulher na sociedade.
Beijinhos,
Professora Débora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário